terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sobre a Liberdade.

42-19952854

Eu passei a manhã quase toda queimando meus pobres neurônios pra pensar a respeito de liberdade, não consegui formular nada sintético que expressasse exatamente o que eu sentia. A primeira análise, parece que sou um tanto adepta das teorias empírica e utilitária afinal, a liberdade apresenta-se como

a capacidade individual de autodeterminação, caracterizada por compatibilizar autonomia e livre-arbítrio com os múltiplos condicionamentos naturais, psicológicos ou sociais que impõem predisposições ao agir humano

Logo, a liberdade é o que me permite experienciar e refletir, levando em consideração aquilo que carrego de natural, psicológico e social, que me forma enquanto Ser, que me torna personalizado enquanto ser consciente e igual enquanto ser biológico.

PIC7.tmp

Sendo assim, depois de todo esse blablablá filosófico, queria compartilhar algumas coisas, dentre as quais posso considerar a resposta vocacional de alguém. Antes de mais nada, queria explicar que vocação é um chamado divino. A primeira delas é a vocação à vida. Da minha perspectiva, a vocação à vida é que se pauta na alegoria criacional de que Deus forma o homem do barro e lhe sopra fôlego de vida.  Todo homem é chamado à Vida.

A segunda vocação é a cristã: Todo homem é convidado a crer e seguir Jesus Cristo como resposta para sua condição de queda e desejo de redenção, tendo como porta de ingresso o batismo.

As outras vocações são: Matrimônio, segundo a qual homem e mulher são chamados a constituir família. A vida leiga consagrada, segundo a qual se vivem os preceitos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, porém sem viver em comunidade. A vida consagrada, que é aquela em que se vive em comunidade o seguimento mais radical de Jesus, através dos preceitos evangélicos. Enfim gente, deu pra perceber que vocação é um apelo  ou inclinação para uma opção de vida né. Então tá, rsrs, maiores dúvidas procure uma livraria paulinas mais próxima de você e questione as irmãs por alí, elas vão ajudar com toda certeza rsrs. Porque o objetivo do papo de hoje é falar sobre a RESPOSTA que se dá à vocação.

IMG0267A

Quando nós nos deparamos com um questionamento sério sobre “o que fazer da nossa vida?”, quando se tem um amor muuito grande pelo Evangelho, pela Igreja, pela vida e por missões, é possível que se tenha uma vocação religiosa despontando.

De repente você acorda, inquieto, se questionando, com milhões de dúvidas, para, reflete e lança ao vento: _ Será que isso que eu to sentindo é vocação para a consagração?

mp_love_never_fails-web

Aí minha filha! Se prepare pra trilhar a aventura mais radical da sua existência simples. Esse foi o pontapé inicial que eu dei rumo à coisa mais doida que já vivi, o encontro com a mais pura resposta que poderia dar à Deus, livre de vícios, de máculas, de indução ao erro, numa constante ascese que culmina na recepção mais intensa do amor de Deus no coração.

Por fim, depois de quatrocentas mil à enésima potência de crises, surtos, questionamentos, eu descubro que a resposta que dou à Deus é fruto da mais intensa liberdade que tenho, que o que faço é por gratidão, por desejo de viver a rtadicalidade do Evangelho, por sincera entrega, porque… Ele me venceu e minha massa cinzenta não conseguiu arranjar desculpas para a fuga e terminei rendida, em estado de graça, de entrega total e abandono à sua vontade.

evolução

Isso é consagração, entregar-se à vontade de Deus na vivência da ascese cristã, observando a Palavra do Senhor.

“De que maneira poderá o jovem guardar puro os seus caminhos? Observando a sua Palavra, ó Senhor” Sl. 119.

É isso!

em 06-10-2011, São Paulo – SP

Panda

Nenhum comentário: